domingo, 9 de abril de 2017

Teatro com temas da vida e/ou obra de Lima Barreto (montagens que não estão mais em cartaz)

1) Lima Barreto ao Terceiro Dia

Cultne registrou em 24 de maio de 2013, com imagens e edição de Filó Filho o espetáculo Lima Barreto, ao terceiro dia que conta a vida e a obra do escritor, abordando a questão do negro no Brasil.

Lima Barreto é vivido por dois atores: Nando Cunha, que representa o escritor na juventude, e Flavio Bauraqui, que o interpreta na velhice.
Dividida em três planos, a peça narra três dias da vida do escritor passados no manicômio, em 1919, onde foi internado por causa de uma forte crise de alucinação. O roteiro é o seguinte: o momento real, onde o personagem Lima Barreto está velho e internado num hospício; o momento da memória, onde ele ainda jovem escrevia o romance Triste fim de Policarpo Quaresma e o momento da imaginação, composto por cenas do romance protagonizadas por Policarpo.
Quando estes universos se encontram, acontece um embate ideológico. Frente a frente, o escritor velho e o seu eu jovem. O sonho move o jovem Lima à literatura, e Lima velho e enfraquecido defende a inutilidade da literatura no mundo, enquanto o seu personagem, Policarpo, age questionando seu criador. O texto é de Luiz Alberto de Abreu e a direção, de Luiz Antonio Pilar. Além de discutir a questão racial, o espetáculo proporciona ao público a oportunidade de conhecer mais sobre a obra literária de um dos maiores escritores brasileiros.

Elenco
Flavio Bauraqui – Lima Barreto
Paulo Mathias Jr. – Felipe
Nando Cunha – Lima Barreto Jovem
Mario Hermeto – Gregorinho
Camilo Bevlacqua – Albernaz e médico
Edgar Amorim – Policarpo Quaresma
Cristiane Amorim – Vitória
Livia Guerra – Adelaide
Clara Nery – Ismênia
Izak Dahora – lalau Marques
Equipe técnica
Texto: Luiz Alberto de Abreu
Produtor / Diretor – Luiz Antonio Pilar


https://youtu.be/UN-24EMAjDk






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, que será publicado logo após a permissão dos moderadores.